17 de setembro de 2013

A mamã poupadinha virou eco-mamã!

Isto de estar em casa obriga-me a fazer contas para manter as despesas dentro do orçamento. Hábitos de poupança sempre tive, mas ultimamente tenho-me treinado em esquadrinhar bem os folhetos de supermercado, imprimir vales, comparar preços, fazer listas de compras, espreitar blogues de descontos, tudo em busca dos melhores preços para as necessidades cá de casa.
Habituei-me também a reduzir as compras ao essencial. Antes de comprar algo penso sempre se precisamos mesmo daquilo. E muitas vezes deixo as coisas na prateleira, não fazem falta.

Depois descobri o mundo dos produtos caseiros e parece que descobri a pólvora!
Assim de uma assentada, e após muita pesquisa e, claro!, os meus testes, não vou voltar a comprar:
  • detergente e amaciador para a roupa
  • gel de banho e sabonete líquido
  • detergente para a loiça, manual ou para a máquina
  • detergente multiusos (casa de banho, vidros, cozinha, etc)
  • desodorizante
  • ambientador em spray
  • toalhitas de bebé
  • champô e amaciador para o cabelo
Fixe, não?
Tudo isto pode ser substituído por bicarbonato de sódio, vinagre, sabão, sabonete, azeite, amido de milho, chás de ervas e óleos essenciais. Reutilizando embalagens e outros materiais que temos em casa. Que tal?
Fiquei tão impressionada com a facilidade, eficácia e baixo custo destas soluções que achei que devia partilhar. Alguns de vocês já devem conhecer algumas ideias, mas outras talvez nunca tenham ouvido.

Mas o que mais me agrada nestes produtos caseiros é que são amigos do ambiente. Uma das coisas que mais me incomoda é a quantidade de resíduos que deitamos fora todos os dias. Embalagens, fraldas, toalhitas, pensos, tudo isto vai acumular-se e demorar imenso tempo a degradar-se. Fazendo em casa muitas destas receitas reutilizamos algumas embalagens e reduzimos a quantidade de lixo que produzimos. Os produtos em si também têm um impacto ambiental muito menor.

Agora ainda tenho de acabar os detergentes, champôs e outros produtos que ainda tenho em stock, fruto das minhas corridas às pechinchas, o que me deixa mesmo impaciente, sabendo que tenho substitutos tão bons :D

Querem as receitas? Eu vou postando aqui. Fiquem atentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Alguma opinião sobre esta pérola? Comente!
Não concorda nada com isto? Comente!
Faça o favor de me dizer o que pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...