1 de junho de 2014

O Dia Mundial da Criança

O modo como as pessoas encaram este dia irrita-me tanto como a maneira como encaram o Dia da Mulher.
A sério, irrita-me!!!

Toda a gente parece achar que este é um dia para levar os miúdos a passear e a brincar, de preferência num parque cheio de atracções e divertimentos para os putos, com muitas guloseimas e brindes à mistura (a pagar, claro!); um dia para mostrar o nosso amor às criancinhas enchendo-as de presentes (a pagar, claro!); um dia para os avós ligarem aos netinhos "porque hoje é o dia deles!"
A parvoíce não tem fim...

Não, o Dia Mundial da Criança não é um segundo Natal! (pelo menos não devia) É um dia de reflexão. É um dia para pensar que a maioria das crianças no mundo não tem o que os nossos tesourinhos mimados têm. E não estou a falar de brinquedos e gomas, estou a falar de condições básicas para a sobrevivência e desenvolvimento.

E não só nos países chamados de 3º Mundo, no nosso próprio país, na nossa cidade, se calhar, ao nosso lado!

Se calhar, era boa ideia sentarmo-nos com os nossos filhos e falar-lhes sobre essas crianças. Esses meninos e meninas que não têm o suficiente para comer, ou para vestir, ou não têm uma família que os ame e que cuide bem deles; ou que não podem ir à escola, ou vão com fome e sono e não conseguem estudar; ou têm necessidades especiais e lhes falta o apoio para que tenham as mesmas oportunidades que as crianças ditas "normais"; que têm de ajudar os pais no trabalho do campo ou na fábrica ou oficina e não podem por isso estudar e seguir os seus sonhos; que vivem num lugar onde nem sabem se vão sobreviver até ao dia seguinte.

Talvez ensinar aos nossos filhos que tudo aquilo que eles tomam por adquirido e que nem valorizam (comida, abrigo, amor, protecção, educação) é algo por que muitas outras crianças sonham seja uma prenda melhor que qualquer carro ou boneca ou jogo. Poderá ser a sementeira de valores que os farão homens e mulheres mais felizes.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Alguma opinião sobre esta pérola? Comente!
Não concorda nada com isto? Comente!
Faça o favor de me dizer o que pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...