19 de novembro de 2015

A magia das flores e das velas

Eu devo ser a pessoa mais cínica do mundo. Ou do Facebook, vá (o que hoje em dia é quase a mesma coisa...). É que nem as hormonas da gravidez, que me deviam deixar toda chorona e lamechas me fazem achar comovente o vídeo do pai a dizer ao garoto que as flores e as velas o iriam proteger das balas dos terroristas.

É que olho bem para a cara do miúdo e o olhar que ele lança ao pai e só o imagino a pensar. "Estás a brincar, certo?"

O puto é pequeno mas não é burro. As crianças têm uma inteligência muito prática e não me pareceu que esta tenha ficado convencida da magia das flores e das velas. Mas acho que fez a vontade ao pai, tipo: "se tu o dizes..."

Se fosse eu.... olha, se fosse eu dizia aos meus filhos que sim, há pessoas muito más no mundo. Mas também há pessoas boas. Que ajudam os outros. Pessoas que protegeram as que andavam nas ruas naquela noite, que as levaram a casa em segurança. Que acorreram em seu socorro. Que as flores e as velas não protegem, mas mostram que há quem seja bom e que há beleza no mundo.

Os miúdos percebem muita coisa desde muito cedo, há que lhes explicar as coisas de modo simples. Mas sem inventar muito. O mundo já é complicado suficiente para que as crianças tenham de tentar compreender como é que raio uns ramos de flores e umas velinhas os vão proteger de bombas e metralhadoras. Porque se eu dissesse isso ao Xavier, a pergunta seguinte seria: "Como?!"

E aí é que seria o diabo.....

Mas isso sou eu, a maior cínica do mundo. Se há quem seja feliz com unicórnios a cagar arco-íris magia, flores e velas... o que importa é ser feliz.

2 comentários:

  1. Nem vi o tal vídeo, normalmente consigo comover-me com coisas que ninguém se comove e outras que todos se comovem eu não vejo porquê. Mas também acho que é preciso um pouco de magia na infância, mas a natureza está cheia de magia, logo podemos falar da magia verdadeira e não inventar coisas.

    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da opinião que as crianças já têm pensamento mágico que chegue. Concordo que é necessário dar alguma sensação de segurança quando uma criança está assustada, mas há maneiras mais eficientes e seguras de o fazer. Mas lá está, cada um tem os seus valores e decide quais os que quer transmitir aos filhos. Mas espreita o vídeo, a cara do miúdo fala por si ;)

      Eliminar

Alguma opinião sobre esta pérola? Comente!
Não concorda nada com isto? Comente!
Faça o favor de me dizer o que pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...