19 de dezembro de 2013

Uma prenda para o Menino Jesus

No infantário/creche que os meus miúdos frequentam este ano não houve distribuição de prendas. Em vez disso, foi proposto que cada criança escolhesse um brinquedo seu, o embrulhasse e o colocasse na árvore de Natal da instituição. Na sexta-feira os brinquedos serão distribuídos e cada um receberá uma prenda de um colega.
Esta ideia foi apresentada no âmbito do tema deste ano lectivo, os valores morais e humanos.
Gostei bastante. Ontem estivémos os três no quarto a escolher os brinquedos que eles iriam levar para a escolinha. Lembrei o Xavier que o brinquedo que ele escolhesse não voltaria, ficaria a ser de outro colega. Ele assentiu e escolheu o brinquedo. Para a Júlia escolhi eu, achei que ainda quase com dois anos ela não compreende totalmente o conceito.
Depois fomos embrulhar os presentes, papel, fita cola, escolheram as fitas e os enfeites para os embrulhos e hoje foram muito felizes pô-los debaixo da árvore.

Dar uma coisa nossa de presente é algo totalmente diferente de comprar uma prenda. É partilhar um pouco de nós com alguém. E é esse, para mim, o valor de dar prendas no Natal. Porque não se trata de dar um presente caro, ou aquele brinquedo que eles querem. Trata-se de oferecer a quem se ama algo que lhe lembre o nosso carinho, colocado no tempo, atenção e cuidado com que foi escolhido e feito. Gostava que os meus filhos aprendessem esta lição: há mais prazer em dar do que em receber. É claro que nesta idade ainda são demasiado egocêntricos para compreenderem a totalidade desta ideia, mas gosto de lançar sementes e fico tão feliz quando vejo que as semeei num terreno que as fará crescer!

Ontem também falámos sobre o significado do Natal. Lembrei-lhes que se festejava o nascimento do Menino Jesus. "Na verdade, são os anos Dele!" disse eu. E o Xavier, muito aflito, respondeu: "Oh não! Esquecemo-nos da prenda do Menino Jesus!"

Há que adorar as crianças, não é? Tão pequeninas e vão directamente à verdade.

Bem, e que fizémos? Hoje havia o Mercadito de Prendas de Natal, num centro comercial cá da cidade. Convidavam as crianças a levar um brinquedo usado, e levavam em troca outro que quisessem. Os brinquedos angariados serão encaminhados para uma instituição cá da terra.
Eu não disse ao Xavier que ia trazer um brinquedo. Apenas lhe disse que levaríamos um brinquedo para uma criança que não tinha prendas de Natal. Era como se fosse uma prenda para o Menino Jesus. "Sim!!!" exclamou ele.
E assim foi. Lá foi ele todo orgulhoso colocar o jogo no trenó. E foi presenteado com a surpresa de poder escolher outro brinquedo. Veio de lá todo feliz com um livro do Peter Pan.

Sim, as crianças são egocêntricas nestas idades. Mas também sabem como é bom receber uma prenda. E saber que outra criança ficará feliz com a prenda que lhe deram já é meio caminho andado para desenvolverem a empatia e a vontade de fazer os outros felizes.

Acho que vou tornar isto numa tradição. Escolher um brinquedo para o dar a outra criança. A prenda para o Menino Jesus.

Fazer festas ao Menino Jesus também é simpático :)



2 comentários:

  1. Parabéns pelo blogue! Está lindo! As crianças são o melhor espelho que temos para ver como Deus age nas nossas vidas, e este post é um exemplo claro! Ab e um beijinho aos dois pequeninos
    Teresa Power

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa :) (Desculpe a demora a responder)
      Sim, os meus filhos lembram-me constantemente uma data de coisas de que me fui esquecendo ao longo do tempo. (E digo isto enquanto eles estão para aqui engalfinhados...) ehehe
      Obrigada pela visita :)
      Um abraço, Sónia

      Eliminar

Alguma opinião sobre esta pérola? Comente!
Não concorda nada com isto? Comente!
Faça o favor de me dizer o que pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...