10 de agosto de 2017

As fraldas da Caganita

Ora então, à terceira é que acordei para a vida e resolvi usar fraldas reutilizáveis.
E perguntam vocês: porquê?
Essencialmente porque me chateia todo o lixo que usar fraldas descartáveis produz. A sério, um saco de lixo cheio todos os dias. Mais as toalhitas. E os pacotes...

Vai-se a ver e usar fraldas de pano não é assim um bicho de sete cabeças como muita gente pensa. Simplesmente são fraldas, em tecido, que quando estão sujas se lavam e voltam a usar. Como a roupa.

Não me vou alongar aqui sobre os tipos de fraldas reutilizáveis que existem (e existem vários tipos de sistemas). Para isso deixo uma lista de links no fim deste post para se informarem melhor. Vou simplesmente falar da minha experiência de 17 meses.

Primeiro: aderi a grupos no Facebook de mães que utilizam as fraldas reutilizáveis. Fez toda a diferença. Ao princípio lia apenas as discussões e ia tirando as minhas dúvidas, caladinha no meu canto. Depois, já grávida, fui comprando aos poucos, algumas fraldas de cada tipo.

A minha mãe, entretanto, e como de costume, entusiasmou-se e comprou-me um carregamento de musselinas. O que vale é que eram das melhores, grossas e bem absorventes, que foram as mais usadas na fase de recém-nascido em que a Nocas tinha pernocas fininhas e depois quando ficou uma badochinha. Para essa fase tinha também algumas fraldas ajustadas modelo Lua, da Mita, que cedo tive de reforçar que a garota fazia imenso chichi. As capas que tinha revelaram-se um pouco grandes, apesar de eficientes, mas com mais uma compra ou outra logo ajustei o stock. Para saídas usava as fraldas Teenyfit, da Totsbots. São Tudo em Um (AIO), pelo que se revelaram as mais práticas para consultas e afins, em que queremos fazer tudo muito rápido. Este tipo de fralda, bem como as de bolso, são as mais parecidas com as fraldas descartáveis.

A primeira fralda, com uma semana (Teenyfit). Muito mal ajustada, com a ajuda das mães do Facebook logo aprendi a ajustar melhor.


Com uma musselina e um mês de idade (as pernocas já estavam a encher)

Uma capa Rumparooz RN com uma semana e com dois meses de idade.

Para as noites usei descartáveis nos primeiros dois meses, apesar de ter muitas fugas, especialmente aqueles cocós. Uma ajustada com capa teria dado menos trabalho a colocar do que ter de mudar a roupa toda. Ah well, ficam já avisadas.

À medida que a miúda ia crescendo fui passando para os tamanhos a seguir e os tamanhos únicos (TU), que já lhe começavam a assentar bem. Nessa altura já tinha percebido os tipos de fraldas que mais gostava e as marcas preferidas. Passei a usar ajustadas TU da Totsbots (as Bamboozle T2) com capas da mesma marca (Flexiwrap, que já não se fabricam, e as Peenut) para sestas e noites. Mas como a miúda é o que se chama uma ganda mijona, tenho de reforçar as fraldas para a noite (com absorventes de bambú e cânhamo). Parece muito, mas aguenta toda a noite.

Uma Bamboozle quando tinha dois meses e meio



A Bamboozle com um ano


Uma capa Peenut por cima de uma musselina, com 6 meses de idade

Continuei a usar as musselinas com capa, mas comecei a ter de reforçar a absorção (mijona) e comecei a ganhar o gosto às AIO TU da Totsbots, as Easyfit, na sua versão mais recente, as Star. É indecente eles terem padrões tão fofos, uma pessoa não lhes resiste. Agora as musselinas estão guardadas, como reserva para o Inverno, em que se molham mais fraldas.

Easyfit com dois meses e meio

Easyfit com 14 meses


Easyfit, no outro dia na piscina

Por falar em piscina, também há fraldas reutilizáveis para a piscina ;)

Não uso cremes de muda de fralda (já com as descartáveis não usava). Mudar frequentemente (quando está suja) evita assaduras. Também não é preciso andarem sempre a limpar, se tiver só chichi não vale a pena, a pele agradece. Quando há pele vermelha, ou mesmo assadura, uso pasta de água. Dissolve-se na água, não se agarra às fraldas como outros cremes, e é bastante eficiente. Usei tanto que tenho metade duma bisnaga há 17 meses e já deve estar a chegar ao fim do prazo de validade.

O que não gostei: fraldas de bolso. Chateia-me ter de colocar o absorvente no bolso, o que é parvo, porque as easyfit também têm um bolso para onde enfio parte do absorvente e dessas eu gosto. Eu devo ter um problema qualquer... Avançando, experimentei também fraldas de atilhos, mas não me ajeitei e não conseguia um bom ajuste. As fraldas da Mita, apesar de terem uma boa absorção para o dia, marcavam as pernas da Nocas e desfiz-me delas. Aliás, desfiz-me de tudo o que já não servia ou não usava, e consegui assim ter um bom retorno do investimento.

Acessórios: tenho as toalhitas que fiz (espreitem aqui), um saco de PUL para saídas, um balde grande que por cá andava há muito tempo. Uso toalhitas descartáveis nas saídas, mas como nem sempre limpo quando mudo a fralda, o pacote que está a uso comprei-o em Setembro do ano passado. Tenho liners de polar, reutilizáveis, que uso porque os cocós ainda saem muito pastosos e com os liners é mais fácil sacudir para a sanita.

Lavagem: as fraldas com chichi vão directamente para o balde, as que têm cocó, sacudo o maior na sanita e depois no lavatório tiro o resto. Espremo a fralda, apenas manchada de cocó, e vai para o balde. (Atenção, quando os miúdos estão a ser amamentados em exclusivo não precisam de tirar cocós, aquilo sai tudo na máquina. Quando começam a alimentação complementar é que já precisam de tirar cocós.) A cada dois dias, mando tudo para dentro da máquina de lavar, faço um ciclo rápido à moda de pré-lavagem, a frio, sem detergente e com centrifugação. Isto vai remover os resíduos de cocó e os chichis. Em seguida, coloco mais roupa na máquina  (da miúda, dos irmão, nossa, o que precisar de ser bem lavado) até perfazer cerca de 3/4 da capacidade da máquina e lavo tudo num ciclo longo, de 40 ou 60ºC, conforme o estado das fraldas e da roupa. No Verão uso um pouco de amaciador (pouquinho) porque senão, ao secar, fica tudo seco que nem bacalhau. A secagem é no estendal, com sol, que elimina qualquer mancha que não tenha saído na lavagem.

É difícil? Nope. É só mais um par de máquinas de roupa por semana.

Assim, resumindo, e porque cada bebé e mãe/pai são diferentes dos outros, o conselho, o mesmo que me deram, é o seguinte:
- informem-se primeiro, perguntem a quem tem experiência, pesquisem;
- comprar um pouco de cada para experimentar o que assenta melhor e o que mais gostam;
- comprar usado, que fica muito mais barato;
- vender o que não gostam/não usam (o pessoal agradece);
- quando souberem o que gostam e o que precisam já vale a pena comprar maior quantidade e novo, se preferirem;
- aproveitem promoções, produtos de segunda qualidade, juntem-se em encomendas maiores para pouparem portes;
-simplifiquem, a vida com os miúdos já é complicada, não acrescentem complicação a isso.

Resumindo, a experiência tem sido bastante positiva, tenho pena de não ter usado disto com os mais velhos, mas olha, vivendo e aprendendo.


Links úteis:
Tipos de fraldas
 http://www.eumae.pt/pt/post/filhos/mae.bio.logica.tipo.fraldas.reutilizaveis
 https://www.youtube.com/watch?v=Xy8-UBGxpaI
Acessórios
 http://www.eumae.pt/pt/post/filhos/mae.bio.logica.acessorios.fraldas.reutilizaveis
 https://youtu.be/6xSvzWj6fKw
Grupo no Facebook
 https://www.facebook.com/groups/fraldasretilizaveis.pt/
Grupos de compra e venda
 https://www.facebook.com/groups/compraevendafraldasreutilizaveis/
 https://www.facebook.com/groups/743210429165086/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Alguma opinião sobre esta pérola? Comente!
Não concorda nada com isto? Comente!
Faça o favor de me dizer o que pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...