29 de setembro de 2013

Roupa e loiça lavadinhas!

Actualizado.
Ora bem, como prometido no outro dia, vou partilhar convosco algumas dicas ecológicas e poupadinhas. Hoje falo de limpeza da roupa e da loiça.

Sabão.

Sim, sabão. Azul e branco, rosa e branco, clarim, caseiro (este ainda vou fazer). É tão simples como isso.
Eu explico.

Para lavar a loiça à mão, basta esfregar um pouco de sabão na esponja e lavar a loiça. Claro que temos de esfregar a esponja várias vezes, mas lava que é uma maravilha.
No caso de ter loiça com comida incrustada, deixo de molho com um bocadinho de vinagre.
Também dissolvi um pouco de sabão ralado em água para aquelas situações em que preciso de sabão líquido (deixar loiça de molho, etc).

Para a roupa eu já usava sabão para fazer o pré-tratamento de certas nódoas (fruta, chocolate, cocós, etc). Há muito que deixei de usar aqueles aditivos à base de peróxido, quer para antes, quer para durante a lavagem na máquina (ainda cá tenho meio frasco de gel...). Grande parte das nódoas apenas precisa de ficar de molho em água. Uma esfregadela com sabão e máquina com ela!

Entretanto, nas minhas pesquisas em busca de detergentes caseiros para lavar a roupa na máquina, encontrei várias receitas: líquidos, pós, todas envolviam adicionar sabão ralado a borato de sódio e carbonato de sódio. Algumas mais trabalhosas que outras. E eu pensava que devia haver algo mais simples. E há.

Sabão picado na 1,2,3, pode ficar mais ou menos fino.
N'A Horta Encantada encontrei a ideia simples: sabão ralado ou em flocos. Pego no sabão, corto em pedaços e ponho na picadora. Pico até ficar um granulado mais ou menos fino. Também se pode ralar à mão num ralador de cozinha (é melhor usar o mais fino). Andei a experimentar e cheguei à conclusão de que, para a roupa pouco suja, em água fria ou a 30ºC, bastam 30ml (usei uma medida de outro detergente) deitados com a roupa no tambor da máquina. Para roupa mais suja usei 50ml, já com mais temperatura. A roupa sai limpa, apenas com um ligeiro aroma a sabão, que desaparece quando seca. Para mim é óptimo, já que prefiro sempre detergentes sem cheiro.
Em vez de amaciador, ponho vinagre no compartimento específico. Mais uma vez, não usava amaciador para dar perfume à roupa, mas sim para ser mais fácil de passar a ferro. Com o vinagre fico com o mesmo efeito. A roupa não fica a cheirar a vinagre ou, se ficar (com certos tecidos), o cheiro desaparece depois de seca.
O sabão (especialmente se for natural) é ainda a melhor escolha para bebés e pessoas com peles sensíveis. Sem perfumes e outras substâncias alergénicas.

Também na máquina de lavar loiça dá para usar o sabão ralado. Uma dose menor, 10ml, usando o sal da máquina e vinagre no compartimento do abrilhantador. Ainda tentei vários detergentes, à base de sabão, vinagre e sumo de limão, mas ficava sempre a loiça ou mal lavada ou com uma camada de pó branco. Por isso, foi com algum cepticismo que testei o sabão, mas a verdade é que funciona! Lava tão bem como outro detergente normal.

Agora vamos a contas.
10ml de sabão ralado pesam cerca de 5g. Tendo em conta que o sabão (de marca branca) custa cerca de 1,35€ o quilo, cada lavagem da loiça na máquina fica a menos de 0,7cêntimos. Claro que temos de contar com o sal da máquina e o vinagre, mas tudo junto fica muito mais barato que qualquer detergente à venda.
50g de sabão pesam cerca de 35g, o que dá menos de 5 cêntimos por lavagem. Mais uma vez, é preciso adicionar o custo do vinagre, mas continua a ser barato, com a vantagem de não ter aditivos, perfumes e outros alergénios. Se usarem uma dose mais baixa quando a roupa está pouco suja (a maior parte das vezes é o meu caso), o custo fica ainda mais baixo - menos de 3 cêntimos.

A sério, experimentem! Eu estava mesmo céptica e fiquei parva com a simplicidade e, acima de tudo, a eficácia do sabão. Como é que nos deixamos enredar pelo marketing das grandes marcas, que cada vez complicam mais as coisas, cada uma com uma nova tecnologia para lavar a roupa e a loiça? Não só fica mais caro como produz uma enorme quantidade de resíduos, tanto na produção, como na embalagem e na utilização.

Fico à espera dos vossos comentários. Também funciona bem convosco?

2 comentários:

  1. Filomena Esteves02/10/2013, 13:41:00

    Bem prima, nem sei o que te dizer!!!! Estou espantada com as tuas pesquisas e as tuas conclusões!!! Um dia vou experimentar, e assim que o fizer digo-te se funcuionou comigo! Bjs e continuação de boas pesquisas para poupar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mena! Fica atenta que tenho mais dicas para partilhar ;)

      Eliminar

Alguma opinião sobre esta pérola? Comente!
Não concorda nada com isto? Comente!
Faça o favor de me dizer o que pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...