2 de outubro de 2013

Toalhitas de bebé reutilizáveis - tão fácil!

Quem tem bebés sabe bem os montes de toalhitas húmidas que usamos a cada muda de fralda. Não são lá muito baratas (se bem que compro sempre em promoção) e produzem imensos resíduos (toalhitas, embalagens, embalagens das embalagens). Além disso, já notei que, mesmo as toalhitas que afirmam ser para peles sensíveis, quando a pele está lesada por alguma assadura incomodam o bebé (os meus até gritam).
Uma boa solução é usar um quadrado de algodão e água, mas a chatice de ter de andar a acartar água para o pé do muda-fraldas desmotiva-me, tal como o facto de ter de comprar à mesma os tais quadradinhos de algodão, que depois vão para o lixo.

Então e a solução?

Bem, peguei numa camisola interior minha, já velha, que tinha posto de parte para trapos. Como tem aquele pelinho por dentro, o tecido é bastante absorvente e suave. Cortei em quadrados e dobrei do mesmo modo que as toalhitas de compra vêm dobradas, dentro da caixa que sempre usei.
Depois fui em busca do líquido para humedecer as toalhitas. Encontrei este, e adaptei-o.

Vão precisar de:
  • uma colher de sopa de óleo de amêndoas doces ou azeite (sim, o azeite é óptimo para a pele)
  • uma colher de sopa de sabonete líquido (usei o gel de banho de bebé)
  • uma chávena de chá de camomila (uma vez que não uso o óleo essencial)
  • podem colocar uma colher de chá de mel (experimentei nesta última que fiz e pareceu-me bom)

Eu coloquei tudo num fraco doseador (daqueles pequenos de sabonete líquido). Posso deitar directamente sobre o monte de toalhitas na caixa, de modo a ficarem todas húmidas, ou posso pôr um pouco (usando o doseador) sobre uma toalhita, para limpar melhor algum cocó. Depois é deixar de molho e esfregar um bocadinho. Quando faço uma máquina de roupa, lá vão as toalhitas. Depois de secas, é só dobrá-las e juntar às outras da caixa, reforçando a dose de líquido.

Até agora a minha miúda não fez nenhuma reacção à solução, as toalhitas limpam e não se fazem mais resíduos.

(Actualização: fiz um novo post sobre estas toalhitas, usadas a tempo inteiro juntamente com fraldas reutilizáveis, aqui)

2 comentários:

  1. Já vi :) tinham-me dito que podia fazer sem bainha, mas eu insisti :P Ainda não sei bem é como vou molhá-las, mas pelo menos ao início penso fazê-lo apenas com água.

    Já percebi que o blog tem muitas ideias, tenho de acompanhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Agora tenho tido menos tempo para experiências, mas com o 3º a caminho há mais ideias na forja... Podes seguir no facebook, eu já sigo o teu ;)

      Eliminar

Alguma opinião sobre esta pérola? Comente!
Não concorda nada com isto? Comente!
Faça o favor de me dizer o que pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...