10 de outubro de 2013

Desodorizante caseiro - actualizado

Hoje vou escrever sobre o meu desodorizante.

Tenho usado sempre daqueles desodorizantes em roll-on. Costumam funcionar, se bem que me chateiam as manchas que deixam na roupa e os perfumes intensos que alguns têm. Prefiro os que têm perfumes neutros ou que não se notem, porque se eu usar o meu perfume aquilo mistura-se tudo e nunca gosto do resultado.

No outro dia aproveitei mais uma promoção e levei um desses para casa, mas depois pus-me a pensar: não haverá uma opção caseira, barata e simples para substituir estes produtos?
Fui pesquisar e encontrei imensas receitas caseiras: em stick, creme, com cera de abelhas, óleo de coco, etc. Encontrei um que só tinha como ingredientes amido de milho, óleo de coco e bicarbonato de sódio. É pá, mas o óleo de coco não se encontra assim tão facilmente e é caro. Não se pode substituir por azeite? Procurei de novo e lá estava. A Horta Encantada tinha a receita tão fácil que até duvidei. Mas fui experimentar, que tinha tudo na cozinha. Fiz uma quantidade muito pequena, só para testar, e nem coloquei o óleo essencial (porque não tinha na altura), mas nem fez falta. Basicamente fica uma pasta, da qual se tira um bocadinho mais pequeno que uma ervilha e se esfrega na axila.

O resultado? Nunca mais compro desodorizante! Mesmo! As minhas axilas não deitam cheiro nenhum! E aguenta mais do que um dia. E se já houver algum odor, depois de aplicar um pouco o odor desaparece, inclusivamente da roupa. Mais, não deixa manchas na roupa. É baratíssimo e não produz resíduos. Dura que se farta, que eu fiz mesmo só um bocadinho e ainda tenho outro tanto!

A sério, experimentem. Façam só uma fracção da receita e experimentem por uma semana. Depois digam-me o que acharam, ok?

Coloquei a pasta num frasquinho vazio que por cá andava, nem meio estava. Ainda dura.
Actualização (30/10/2018)

Já lá vai um tempo que escrevi este post e esqueci-me de o vir actualizar depois de experimentar o desodorizante durante algum tempo.
Na altura, ao fim de alguns dias de utilização diária, desenvolvi uma irritação nas axilas. Penso que a quantidade de bicarbonato de sódio era excessiva. Deixei de usar, e acabou por passar. Curiosamente, mesmo sem usar qualquer desodorizante, passei algum tempo em que as axilas não ganhavam odor nenhum. Provavelmente matei as bactéria todas da pele…
Mais tarde fiz nova mistura, com metade da dose de bicarbonato de sódio e uma gota ou duas de óleo de melaleuca. Também funcionou e não provocou mais irritações.
Actualmente já não uso este desodorizante. As misturas posteriores que fiz já não funcionaram. Mas fica aqui o meu feedback.

2 comentários:

  1. Olá!
    Sabe se este tipo de desodorizante caseiro também serve para homens, que têm um odor mais activo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Olá António. Antes de mais desculpe só agora estar a responder.
    O homem cá de casa não experimentou, mas no post onde encontrei a receita (pode ver acima o link para a Horta Encantada) a Luísa refere que o marido também aprovou :) Nestas coisas só mesmo experimentando.
    Obrigada.

    ResponderEliminar

Alguma opinião sobre esta pérola? Comente!
Não concorda nada com isto? Comente!
Faça o favor de me dizer o que pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...